Domaine Luneau-Papin

Vinhos expressivos, cheios de nuances e
que refletem o terroir único da região.

A denominação Muscadet Sèvre et Maine está localizada na parte ocidental do Vale do Loire, na França, e é conhecida por produzir vinhos brancos secos e crocantes feitos a partir da variedade de uva Melon de Bourgogne. As características do solo desta região desempenham um papel significativo na formação dos sabores e aromas dos vinhos.

O solo na região de Muscadet Sèvre et Maine é composto principalmente por um tipo de rocha metamórfica chamada gnaisse. Gnaisses são rochas duras e densas que se formaram a partir de rochas mais antigas que foram submetidas a altas pressões e temperaturas ao longo do tempo. Esse tipo de solo tem boa drenagem e é rico em minerais como potássio, magnésio e ferro.

Além disso, a denominação de origem Muscadet Sèvre et Maine tem um terroir único, que inclui a influência do oceano Atlântico. As brisas do oceano e as temperaturas frescas ajudam a preservar a acidez e frescor das uvas, que são características importantes dos vinhos Muscadet.

Domaine Luneau-Papin é um dos grandes destaques da apelação e está presente na região há várias gerações. A propriedade está comprometida com práticas agrícolas orgânicas e biodinâmicias (certificada Demeter desde 2019), projetadas para preservar a saúde do solo e do ecossistema da região. As uvas são colhidas manualmente e passam por um rigoroso processo de seleção.

A vinificação, segundo Marie Chartier-Luneau, segue práticas ancestrais as uvas são prensadas numa prensa pneumática onde a força e duração da prensagem são adaptadas a cada vindima. A fermentação é espontânea e utiliza-se apenas leveduras nativas. A vinícola utiliza técnicas de amadurecimento sur lie, onde os vinhos são envelhecidos sobre suas borras (células de levedura mortas) para dar-lhes uma textura mais rica e sabores complexos.

A vinícola é frequentemente coberta pela mídia especializada na Europa. Já saiu diversas vezes nas revistas francesas La Revue du Vin de France e Le Monde des Vins, na londrina Noble Rot e no Guia dos Melhores Vinhos da França de 2021, publicado pelo Comitê de Degustação da La Revue du Vin de France. A renomada crítica Jancis Robinson é uma grande entusiasta dos vinhos do produtor, em especial a cuvée L’Dor, por sua pureza, energia, frescor e mineralidade. Ela observa que os vinhos da propriedade são exemplos particularmente diferenciados da região, com qualidade bem acima da média, mas que as vezes são negligenciados em favor de outros vinhos brancos franceses.

Robinson deu notas altas a vários vinhos de Domaine Luneau Papin, incluindo o L d’Or Muscadet Sèvre et Maine, que ela descreveu como “utterly delicious, e o Le Verger Muscadet Sèvre et Maine, que ela chamou de um vinho de grande profundidade e complexidade.

Ao contrário do que usualmente pensam sobre Muscadet, os vinhos do Domaine Luneau Papin melhoram significativamente com a guarda. Já participamos de diversas verticais do produtor e é notável sua capacidade de envelhecimento. Em uma destas degustações bebemos 3 vintages da cuvée L’Dor com 10, 11 e 12 anos da safra e encontramos vinhos com fruta e mineralidade encantadoras! Fica claro que o compromisso do produtor com práticas agrícolas sustentáveis e atenção aos detalhes no processo de vinificação resultam em vinhos expressivos, cheios de nuances e que refletem o terroir único da região.

Les talents de la maison Luneau-Papin

A Cave Léman

Nosso objetivo é levar até você vinhos e cervejas de qualidade superior, de difícil acesso, a preços justos

Permaneça
conectado

© Copyright Cave Léman – 29.686.483/0001-01 – 2021. Todos os direitos reservados.