3 Fonteinen

3 FONTEINEIN

Reconhecimento e diversos prêmios em sua jornada

Em 26 de outubro de 1951, Raymonde Dedoncker e seu marido Gaston Debelder dão as boas-vindas ao seu primogênito Armand Debelder, em Mierenberg, região de Flemish Brabant na Bélgica. Dois anos mais tarde, Gaston, Raymonde e o pequeno Armand mudam-se para Beersel para administrar um pub que mais tarde se tornaria o restaurante e geuzestekerij (lambic blender para produção de geuze) “De 3 Fonteinen”.
 

Em 1980, a empresa é transferida aos filhos Armand e Guido. Encorajado por sua paixão pela Geuze, em 2001 Armand decide dedicar-se exclusivamente a fabricação de lambic e a mistura de geuze. Foi aí, então, que o famoso restaurante De 3 Fonteinen tornou-se uma das mais icônicas cervejarias da Bélgica, a Brouwerij 3 Fonteinen. 

Em 2003, Armand pôde finalmente ouvir as palavras libertadoras do pai fundador, Gaston Debelder: “Você nunca deve mudar uma única coisa em sua cerveja. Ela está perfeita!”.

Foi a partir daquele momento que Armand reconheceu genuinamente seu status de cervejeiro. E com o sentimento de missão cumprida, na certeza que seu filho Armand carregaria o legado do seu esforço, Gaston Debelder morre dois anos depois, em 2005.
 
Em outubro de 2016, Armand se aposenta oficialmente e um ano depois revela sua visão de futuro para a Brouwerij 3 Fonteinen: o compromisso inegociável com o terroir, com o cultivo orgânico e com os fazendeiros locais. A cervejaria dá início, então, ao “Cereal Collective Program”, uma iniciativa singular no mundo das lambics que resultou na parceria com 10 fazendeiros locais de agricultura orgânica e uma frente de renascimento de 65 variedades de cereais.
 
No início de 2018, quando Armand estava prestes a desfrutar de sua merecida aposentadoria, ele foi diagnosticado com câncer metastático. Foi o suficiente para fazê-lo decidir, na primavera de 2019, a vender sua parte na 3 Fonteinen para seus sucessores, de forma a salvaguardar o futuro da 3 Fonteinen.
 
Quatro anos mais tarde, Armand Debelder falece aos 70 anos. Seus sucessores, Werner Van Obberghen e seu talentoso pupilo Michaël Blancquaer dão continuidade ao legado de sua vida.
3 fonteinnen3
  • 1951

    Gaston Debelder e sua esposa Raymonde Dedoncker dão as boas-vindas ao primogênito Armand Debelder, em Mierenberg, região de Flemish Brabant na Bélgica.

  • 1953

    A família muda-se para Beersel para administrar um pub que mais tarde se tornaria o restaurante “De 3 Fonteinen”.
     
  • 1965

    Armand é enviado para a escola de culinária local em Anderlecht.
     
     
  • 1967

    Armand passa a trabalhar na cozinha do restaurante “De 3 Fonteinen”.
     
     
     
  • 1980

    Armand assume o restaurante e passa a dedicar boa parte do seu tempo ao estudo e produção de geuzes autênticas.
     
     
     
  • 1990

    A popularidade da autêntica geuze e das lambics frutadas atingiram o seu ponto mais baixo. Armand era chamado de “O tolo de Beersel”.
     
     
     
  • 1993

    Armand tem o reconhecimento que merecia. Juntamente com outros dois blenders (Jean Hanssens e Jos Moriau) recebe o troféu dos Objectieve Bierproevers (degustadores objetivos de cerveja), antecessor do atual Zythos.
  • 1997

    Armand funda o Conselho Superior para Cervejas Lambic Artesanais (HORAL). Seu objetivo era salvaguardar, perpetuar e promover a tradição, a habilidade e a história da lambic e da geuze.

  • 1998

    Armand passa a fazer sua própria lambic com a ajuda de Willem Van Herreweghen, na época proprietário da De Cam em Gooik.

  • 2001

    Encorajado por sua convicção, Armand decide dedicar-se exclusivamente a fabricação de lambic e a mistura de geuze. Foi aí, então, que o famoso restaurante De 3 Fonteinen tornou-se uma das mais icônicas cervejarias da Bélgica, a Brouwerij 3 Fonteinen. 

  • 2003

    Armand pôde finalmente ouvir as palavras libertadoras do pai fundador, Gaston Debelder: "Você nunca deve mudar uma única coisa em sua cerveja. Ela está perfeita!”. Foi a partir daquele momento que Armand reconheceu genuinamente seu status de cervejeiro.

  • 2005

    Com o sentimento de missão cumprida, na certeza que seu filho Armand carregaria o legado do seu esforço, Gaston Debelder morre após uma vida dedicada a Geuze.

  • 2009

    Armand testemunha o início de uma das maiores crises vividas pela cervejaria. Um termostato defeituoso causou o aquecimento do ambiente e a pressão nas garrafas tornou-se tão grande que elas começaram a explodir, uma a uma. Ao todo, a cervejaria perdeu 80.000 garrafas em uma única noite. Com uma disposição incansável e um invejável espírito perseverante, Armand estabelece um rápido plano de recuperação: vebde sua planta fabril; cria a eau-de-vie “Armand’Spirit”; e engarrafa um pequeno, mas popular lote de geuzes, entitulado “Série Armand’4”, feito a partir da mistura de lambics que ainda estavam nos barris e, portanto, poupadas do desastre.

  • 2010

    Já recuperado, a cervejaria apresentava fôlego suficiente para contratar Michaël Blancquaert que passou a fazer parte da equipe. Michael rapidamente destaca-se como um excepcional degustador e alguns meses depois torna-se acionista minoritário da 3Fonteinen.

  • 2012

    Armand decide montar uma nova instalação de produção em Lot, situada a 18 km a sudoeste de Bruxelas . Foi quando Werner Van Obberghen juntou-se à mesa.

  • 2016

    Em outubro de 2016, Armand revela sua visão de futuro para a Brouwerij 3 Fonteinen: o compromisso inegociável com o terroir, com o cultivo orgânico e com os fazendeiros locais. A cervejaria dá início, então, ao “Cereal Collective Program”, uma iniciativa singular no mundo das lambics que resultou na parceria com 10 fazendeiros locais de agricultura orgânica e uma frente de renascimento de 65 variedades de cereais. 

  • 2018

    Depois de vários meses com dor nas costas, Armand recebeu o diagnóstico de um câncer metastático.
  • 2019

    A notícia do câncer o faz decidi-lo, na primavera de 2019, a vender sua parte na 3 Fonteinen para seus sucessores. 
     
  • 2022

    Armand Debelder falece aos 70 anos, vítima de cancer, no dia 6 de Março de 2022. Armand era a alma da 3 Fonteinen, uma inspiração, um professor, um segundo pai para alguns da equipe. Sua personalidade calorosa, teimosia e paixão pela geuze tradicional são os elementos que encorajam Michaël Blancquaer e  Werner Van Obberghen, seus sucessores, a darem continuidade ao legado de sua vida.

Uma das maiores referências de cervejas tipo lambic.

A Cave Léman

Nosso objetivo é levar até você vinhos e cervejas de qualidade superior, de difícil acesso, a preços justos

Permaneça
conectado

© Copyright Cave Léman – 29.686.483/0001-01 – 2021. Todos os direitos reservados.